segunda-feira, 25 de abril de 2011


Como os americanos vêem o Brasil.

0



Dou inicio a este texto com uma frase que encontrei no documentário que aparece no vídeo acima.
“Durante décadas, a piada sobre o Brasil é que ele é o país do futuro e sempre será.” 
É com ela que o jornalista Steve Kroft inicia uma reportagem exibida pelo programa americano “60 Minutes”. 
Apesar de falar sobre a ascensão econômica do Brasil, mostrar as inúmeras indústrias que aqui estão instaladas e fornecem seus serviços para o mundo, e até sobre o “milagre” do pré sal, é possível perceber que em vários momentos o país não é tratado com seriedade, há sempre uma certa ironia pairando no ar.        
Porém, o simples fato de ter Brasil em pauta já corresponde á algum avanço. Atualmente, há interesse em saber mais sobre o país que será sediará a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, e o melhor disso tudo é que o Brasil tem despontado no cenário mundial não apenas por causa do esporte, um exemplo disso, foi à recente visita do presidente Barack Obama, não entrarei na discussão sobre os verdadeiros interesses que o trouxeram até aqui, mas a sua visita provou que como diria a minha avó, o Brasil está dando “pano pra manga”
Com toda essa visibilidade, eu me pergunto se o governo mais uma vez não tentará apenas “fazer bonito pra gringo ver”, pois apesar de todos os elogios para a economia, ainda temos a maior parte da população na pobreza, apesar das importantes conquistas no esporte, nosso sistema de transporte está entre os piores do mundo e se não sofrer reformas, não será capaz de abrigar com excelência todos os turistas esperados para os eventos esportivos que acontecerão por aqui. E é exatamente este ponto que devemos começar a interferir: os rumos que o Brasil vai tomar a partir de agora, é bom para os brasileiros, ou é bom para a imagem que o Brasil quer construir para os que vêm de fora. Voltando ao vídeo, há muita coisa que discordei, porém, o programa americano não mente ao constatar que “os brasileiros tem alta tolerância a corrupção” e talvez, este seja o maior erro que cometemos enquanto patriotas, a omissão. Sempre é muito fácil uma reunião para comentar sobre o futebol da quarta à noite, ou sobre o que aconteceu no capitulo da novela, mas raramente encontraremos alguém falando sobre política. È só perguntar quantos brasileiros sabem o que a Dilma foi fazer recentemente na China, acredito que agora mesmo, alguém que está lendo este post nem ao menos sabia que ela esteve lá. E é disso que eu estou falando, algumas pessoas ainda não perceberam, mas iniciou-se uma nova era de oportunidades para nós brasileiros, através da nossa força, poderemos construir um país para que no futuro ao visitar um país da Europa, sejamos vistos como filhos de um país sério, titulo que nos foi tirado pelos infelizes corruptos que nos representam a séculos na nossa política.
E sinceramente, não é apenas da política que me envergonho, há ainda outras coisas que passam bem despercebidas por nós, mas que nos marcam e ajudam a manter os estereótipos brasileiros construídos mundo afora. Uma das muitas contribuições para isso aconteceu recentemente, com a visita do ator Vin Diesel e do Elenco de “Velozes e Furiosos 5”, que estiveram por aqui para lançar o filme. Até aí tudo bem, tudo não passa de mais um evento "holiwoddyano" em terras estrangeiras. A minha surpresa maior foi ver no twitter a matéria que o programa "Legendários" levou ao ar na noite do sábado, (http://t.co/89IxmHc), em entrevista á repórter Tina, o ator Vin Diesel declarou “amo melões brasileiros” referindo-se á uma das muitas mulheres frutas que se espalharam como epidemia mídia afora.
Pode me chamar de conservadora, mas são coisas assim que acho que podemos descartar do nosso currículo, afinal, na visão dos gringos o Brasil se resume em: políticos corruptos, homens “171” e mulheres gostosas e com samba no pé. Tudo bem que temos tudo isso, mas não nos resumimos a estas coisas, o Brasil vai além, e deveria haver um pouquinho de esforço para divulgar o lado “Cult” e batalhador que a nossa vida tem. Não devemos nos conformar com a visibilidade estereotipada que recebemos da mídia internacional.
Eu sugiro o boicote total á produtos que nos tratam dessa maneira.
Um exemplo atual de produto americano que nos retrata com irresponsabilidade é o filme infantil “Rio” dos mesmos diretores de “A Era do Gelo”. Na trama, os brasileiros aparecem sempre em frente à TV assistindo futebol, ou nas ruas, se preparando para o carnaval, isso sem contar a necessidade de dar vários closes em algumas bundas no decorrer do filme, um detalhe, é que o filme já é campeão de bilheteria, tanto no Brasil quanto no mundo. O filme é cotado como a maior bilheteria de 2011(até o momento), e a décima maior de todos os tempos. Segue assim, a propagação de uma imagem errônea e incompleta sobre nós brasileiros.
Eu voto por apresentarmos ao mundo uma musica da nossa rainha do rock que diz assim: ”Nem toda brasileira é bunda. Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem.”
Cometem, discordem, enfim, interajam, porque acredito que é através da discussão de idéias que seremos capazes de contribuir para um país mais justo e respeitado por todos.

0 comentários:

Postar um comentário